Livros de moda para crianças: “Moda, uma história para crianças”, de Katia Canton

O livro “Moda, uma história para crianças”, publicado em 2004 pela editora Cosac e Naify, tornou-se uma referência na área de literatura de moda direcionada ao público infantil, e não foi à toa. Segundo lugar no Prêmio Jabuti de 2005, categoria infantil, a obra conta com texto de Katia Canton, professora e curadora do Museu de Arte Contemporânea da USP, e belas ilustrações de Luciana Schiller. Além disso, merece destaque um trabalho que faz toda a diferença na programação visual do livro: as costuras e os bordados de Anete Miyazaki, que lograram fazer das imagens que acompanham o rico texto uma atração à parte, já que além das ilustrações tradicionais sobrepõem-se fotos de pedaços de tecido e de peças bordadas e costuradas. Tal artifício de colagem das imagens, que remete à técnica de trompe l´oeil, permite que o leitor, infantil ou adulto, folheie as páginas com redobrado prazer, já que estas chamam não apenas ao toque dos olhos, mas também das mãos.

O texto de Katia Canton passeia pela história da moda através dos tempos, procurando igualmente mostrar sua trajetória a partir de personalidades e de momentos que transformaram o ato de se vestir em uma prática social e cultural. Dessa forma, há breves comentários sobre estilistas como Jeanne Lanvin, Coco Chanel, Christian Dior; e artistas como Pablo Picasso e Sonia Delaunay, bem como sobre o surgimento da minissaia, da calça jeans e do biquíni. Tudo se torna mote para a autora discorrer, de maneira leve e informativa, sobre a história da moda. Outro mérito do livro é não se ater à moda ocidental e eurocêntrica, fornecendo também informações e curiosidades sobre a moda asiática, a africana, e mesmo a brasileira.

Moda, uma história para crianças. Katia Canton (texto), Luciana Schiller (ilustrações), Anete Miyazaki (costura e bordado). São Paulo, Cosac e Naify, 2004.

2 comentários

  1. Seria perfeito se acompanhado de um livro sobre como sao os escravos que fabricam as pecas de roupa!

  2. Ande por aí como veio ao mundo meu caro! ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>