Faça amor, não faça a barba

Faça amor, não faça a barba

Ah, homens de barba… temos visto muito por aí esse costume de deixar a barba crescer voltando a ser moda. E, convenhamos, a maioria das mulheres adora. E um monte de famosos já aderiu ao visual peludo. A lista é enorme: Brad Pitt, Robert Pattinson, Ben Aflleck, George Clooney, David Beckham… e os nacionais Cauã Reymond, Rodrigo Santoro, Thiago Lacerda, Rodrigo Lombardi

famosos-de-barba
Sem cair matando nos que preferem a cara lisinha, vamos levantar aqui a bandeira do “Faça amor, não faça a barba!” Por que não?

Mas é sério. Uma pesquisa feita pela Universidade de Nova Gales do Sul, na Áustria, mostrou 10 fotos de diferentes estágios de crescimento da barba a centenas de mulheres heterossexuais e pediram para que elas avaliassem por atração, masculinidade, saúde e potencial para parentalidade (tipo, “é pra casar!”). E adivinha!? Os homens que não faziam a barba há dez dias foram os mais populares entre as pesquisadas! Os com pouca barba, até cinco dias sem fazê-la, foram considerados os menos atraentes.

barbudo02

Mas tem gosto pra tudo nessa vida, não é mesmo. O fato é que a barba deixa o homem com um ar mais sério e respeitável. Para os mais preguiçosos, ela economiza tempo. Considere que um homem precisa de pelo menos 10 minutos diários para cuidar da barba. Isso daria 60 horas por ano! Seriam dois dias e meio com um aparelho de barbear na mão, meus caros! Reduzindo pra uma vez por semana, você terá apenas oito horas.

barbudo01

E ter barba também tem a sua função protetora já que pelos servem mesmo pra isso. Segundo um estudo feito pela Universidade de Southern Queensland na Austrália, as parte do corpo coberta por pelos como barbas e bigodes, tem um terço menos de exposição aos raios UV prejudiciais. Os resultados mostraram que a barba oferece de 90 a 95% de proteção contra o sol, dependendo do comprimento do pelo!

E a pele também agradece. Fazer a barba irrita a pele (e promove também alguns cortes de vez em quando). Segundo o Dr. Martin Wade, dermatologista em Londres, “Raspar a barba é geralmente a principal causa de infecções bacterianas da área da barba“. Com barba os homens também poderiam se livrar de pelos encravados e infecções na pele.

Levando em consideração ainda o aspecto “saúde“, sabia que a barba e bigode podem impedir que alérgenos entrem no nariz e sejam inalados pelos pulmões? Ou seja, se o cara tem asma desencadeada por pólen ou poeira por exemplo, basta deixar a barba e o bigode crescerem pra reduzir os sintomas! E quem disse isso foi a especialista médica do Birminghan Trichology Centre da Inglaterra, Carol Walker.

barbudo03

Barbas também protegem de resfriados. Aquelas mais espessas que crescem sob o queixo, aumentam a temperatura do corpo e funcionam como um isolante que mantém o pescoço quentinho como o cachecol natural. Ainda segundo Carol Walker, barbas espessas bloqueiam o ar frio e elevam a temperatura se tornando um bônus quando se está resfriado. Quando o corpo adoece e se tem uma dor de garganta, por exemplo, o corpo aumenta de temperatura para matar o vírus causando a febre. Quanto mais quente o corpo se mantiver e mais fluidos tomar (água), mais propício se estará para combater a doença.

Enfim, sem imposições, a moda está aí pra quem curtir e quiser seguir a linha barbada.

tipos-de-barba-rostos

Fotos: Reprodução Google e Beard Pornography

Um comentário

  1. Claro q adoramos homens de barba. Homem com cara d homem mesmo, não com cara de baby. Mas dispenso essa barba exagerada da última foto. rs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>