Como escolher o protetor solar?

Vamos falar de protetor solar?

Nosso país é tropical e temos sol o ano inteiro. No Nordeste então nem se fala mas, se você acha que protetor solar só deve ser usado no verão se engana! É importante proteger a pele do corpo e do rosto o ano inteiro e para entender melhor como tudo isso funciona, vamos ver um guia rápido pra escolher a melhor proteção para o sol.

Protetor solar ou bloqueador?

Entender a diferença entre eles é bastante simples. O protetor tem a função de diminuir os efeitos dos raios ultravioletas (UVA e/ou UVB) sob a pele. Já o bloqueador, como o próprio nome diz, é um filtro que impede a ação dos raios.

Raios UVB e UVB

Preste atenção ao FPS (Fator de proteção solar) no rótulo na hora de escolher. O ideal é que o produto que você for usar tenha os dois tipos de proteção.

Os raios UVB são cancerígenos e é deles que você precisa se proteger mais. Eles realmente queimam a pele visivelmente. São mais forte no verão especialmente nos horários entre 10h e 16h.

Já os raios UVA atingem as camadas mais profundas da pele e estão presentes em todos os momentos do dia. Esses causam queimaduras sem danificar a pele e estão lá de inverno a verão. São eles os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce e predispõe a pele ao surgimento de câncer.

FPS X pele

O Fator de proteção solar é uma medida feita pelos laboratórios de acordo com a eficiência no bloqueio dos raios ultravioletas.

  • FPS 10 bloqueia 90% dos raios ultravioleta
  • FPS 20 bloqueia 95% dos raios ultravioleta
  • FPS 30 bloqueia 96% dos raios ultravioleta
  • FPS 60 bloqueia 98,3% dos raios ultravioleta

Se sua pele é negra ou mais morena, não pense que está imune à ação dos raios UVB. Se sua pele nunca fica vermelha, escolha produtos com FPS de, no mínimo, 15. Se fica avermelhada, opte por um fator 20.

Quem tem pele morena clara ou com sardas deve optar por produtos com FPS acima de 30 e mais gordurosos. Uma boa dica são as opções em spray que também servem pra homens com muitos pêlos no corpo pois fica mais fácil de aplicar.

Os fatores entre 40 e 60 são principalmente idicados para crianças e pessoas muito brancas.

FPS maior que 60 são indicados especialmente para pessoas que sofrem de algum tipo de doença causada pelo sol ou para quem se submeteu a um peeling ou uso de laser a ácidos na pele.

Para o rosto

Procure um produto específico para o seu tipo de pele pois esta área do corpo tem a pele mais fina e sensível. As mais oleosas se dão melhor com as opções em gel ou soluções aquosas e as secas, podem apostar nos cremes. Os extrassecos (como o da Pharmapele na foto lá em cima, ainda permitem a aplicação de maquiagem sem nenhum problema).

Resistente à água ou à prova d´água?

Os produtos que resistem à água só resistem até 40 minutos e os à prova d´água aguentam até 80 minutos de imersão.

Como e quando aplicar?

Os protetores devem ser aplicados sempre 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada 3 horas se você estiver na praia. Não esqueça de locais como pés e orelhas que não estão livres da incidência solar. No dia a dia, reaplique a cada 4 horas.

Segundo um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) a aplicação da quantidade errada (para menos) reduz o fator de proteção. A quantidade correta é aproximadamente a medida de uma colher de chá por centímetro quadrado do corpo. Na prática vá colocando essa quantidade na mão e espalhando pelo corpo a partir do rosto, pescoço, barriga, peito, ombro, braços e costas. Depois passe pra pernas e pés. Isso deve dar umas 9 medidas.

Como identificar um bom protetor?

A Sociedade Brasileira de Dermatoligia diz pra conferir a embalagem.

Os bons tem o selo da SBD, veja se resiste à agua, confira se protege também contra os raios UVA e se ligue que o fator de proteção UVA deve ser de um terço da proteção UVB (aquela que vem impressa em maior destaque). Leia sempre o rótulo com atenção.

Mais cuidados

Além disso tudo, para ter uma pele saudável e, principalmente se proteger contra o risco do câncer de pele, prefira tomar sol antes das 10h e depois das 16h além de estar na companhia de uma boa sombra evitando a exposição direta. Ficar da cor de um camarão é coisa do passado, meu bem! Completamente fora de moda!

2 comentários

  1. Como médico dermatologista, tenho dificuldade de memorizar todos os nomes de produtos dermatocosméticos do mercado brasileiro. Para vocês terem uma idéia, já cataloguei 103 Fotoprotetores FPS 30. E ainda não terminei. São centenas de produtos, de diferentes fabricantes, com diferentes indicações e apresentações.

    Criei então uma página apenas com estes produtos

    http://www.saudedireta.com.br/catalogo.php

    que pode ser consultada por qualquer pessoa. Pode-se escolher por nome, por fabricante, e por indicação. Todos os produtos foram criteriosamente selecionados, sob o ponto de vista dermatológico.

    Além disso, vocês podem selecionar um ou vários produtos e imprimir. Aqueles nomes complicados em francês e inglês agora não são mais problemas. Vocês também podem opinar sobre os produtos e dar nota para eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>